domingo, 18 de abril de 2010

China / Sismo: Mais de 1.700 mortos, 12.000 feridos e 256 desaparecidos

O presidente da China, Hu Jintao, chegou este domingo à região atingida pelo poderoso terramoto de quarta feira passada, que fez pelo menos 1.706 mortos, mais de 12 mil feridos e 256 cidadãos encontram-se desaparecidos.
Segundo um porta-voz do quartel de serviços de resgate, há 12.128 feridos, dos quais 1.424 estão em estado grave.
Hu Jintao aterrou no aeroporto de Batang, na província de Qinghai, que é povoada principalmente por tibetanos e seguiu diretamente para Zhaxi Datong, no município de Chiegu, onde se inteirou da situação e falou com algumas vítimas.
Chiegu, a cerca de 4 mil metros de altitude, foi a cidade mais prejudicada pelo terramoto, já que 85% de suas casas são construídas em madeira e ficaram destruídas.
Recorde-se que o Ministério de Assuntos Civis informou que a maioria dos sobreviventes já está instalada em tendas de campanha e recebeu alimentos, água potável e outros produtos de primeira necessidade.
"Um total de 25 mil tendas de campanha, 52 mil cobertores, 16 mil casacos e 850 toneladas de comida preparada e água potável já chegaram à zona de terremoto", disse o director do Departamento de Operações de Resgate do Ministério, Zou Ming, em entrevista concedida à imprensa em Pequim.
Desde a quarta-feira passada, muitas pessoas foram obrigadas a dormir ao relento, sob temperaturas perto dos zero graus, já que a ajuda humanitária demorou muito a chegar devido ao péssimo estado das estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário